quinta-feira, 1 de maio de 2014

#SomosTodosHumanos! Chega do Marketing Superficial da Banana

Tudo Começou com a resposta digna e sagaz Daniel Alves no Último Domingo:
Daniel Alves reagiu rapidamente. O jogador se preparava para cobrar um escanteio em jogo contra o Villareal, no último domingo, quando um torcedor rival atirou uma banana no gramado. O lateral direito recolheu a fruta, descascou e comeu. 

Parabéns Daniel Alves, por sua Resposta Sagaz, quebrando a cara do preconceito.

Desde o último domingo (27), a campanha #SomosTodosMacacos, lançada pelo atacante brasileiro Neymar, tem sido alvo dos movimentos e ativistas negros, que rechaçam o mote da ação, que se descobriu ter sido criada por uma agência de publicidade.
A campanha #SomosTodosMacacos foi rapidamente encampada por celebridades como Luciano Huck, Xuxa e Ana Maria Braga.



a grife do Luciano Huck lançou a camisa referente à campanha. Com uma estampa fazendo referência à
manjada banana de Andy Warhol, está sendo vendida a R$ 69 ,00. A imagem promocional mostra um casal de modelos brancos.




"Eu acredito que negros e pardos não gostam de ser chamados de macacos e não faz sentido animalizar o ser humano. pois para acabar com o preconceito é necessário destacar nossa Humanidade.
E que essa campanha apenas reforçou o racismo e não ajuda a combate-lo.

Racismo é um problema sério, que não será solucionado através de uma campanha superficial".

Concordo plenamente com o Araraquarense Dagoberto José Fonseca: 



O professor da faculdade de Ciência e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, Dagoberto José Fonseca, também atacou a campanha, em entrevista à Fórum:




Fórum – Professor, o senhor entende que a campanha divulgada pelo Neymar reforça o racismo ou ajuda a combater o problema?
Dagoberto José Fonseca - Não ajuda em nada. O que o Neymar fez foi uma tremenda imbecilidade. O Neymar retirou completamente do contexto o que foi feito pelo Daniel Alves, que deu uma resposta sagaz, rápida e original. Quando o Daniel come a banana, ele come a banana e nem olha pra trás, ele deu as costas para o racista, foi uma resposta efetiva. Aí o Neymar pega a banana e induz, através de uma operação de marketing, milhares de pessoas ao erro, encobrindo, inclusive, a ação do Daniel Alves. A partir daí, cabe a qualquer um, em qualquer lugar, informar que todos nós somos macacos, ele retirou tudo do contexto.
Então, esse jogo brincalhão e jocoso feito pelo Neymar é de uma tremenda imbecilidade e apenas reforça o racismo. A campanha é repleta de desconhecimento histórico e cultural desse processo de luta contra o racismo, e a desconstrução do racismo só é possível com o conhecimento do processo, que o Neymar não tem.
Afirma o docente, que também é coordenador do Centro de Cultura, Línguas e da Diáspora Negra da Unesp.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...