Hoje em dia é comum dizer que as mulheres dominam a sociedade, e não é pra menos! muitas conquistas foram adquiridas: o direito de expor sua opinião, sua arte, e a liberdade de controle total e absoluto sobre decisões a respeito de seu corpo e o direito de ser respeitada e não ser agredida. além de adquirir independência financeira, e maior reconhecimento no ambiente profissional.
Mas será que o mundo masculino realmente nos enxerga como capazes, ou apenas nos deixam acreditar nisso para acobertar a predominância do ideal machista?
Foquemos agora na indústria cinematográfica, existem grandes atrizes mulheres reconhecidas e diversos filmes voltados ao público feminino, mas quantos filmes você consegue lembrar que se enquadre nos 3 itens solicitados abaixo:
1) Um filme deve ter duas ou mais mulheres nele, mulheres essas que têm que ter nomes (ou seja protagonizar o filme);
2) Essas mulheres têm que conversar uma com a outra;
3) E conversar coisas que não sejam homens ou seu interesse romântico.
Os itens acima compõem o teste Bechdel, criado 1985 pela a cartunista Alison Bechdel sendo retratado em uma de suas tirinhas:
Primeiramente gostaria de deixar bem claro: O Teste Bechdel não é um critério de avaliação para qualidade do filme, não é isso que está em jogo.
Simplesmente as mulheres não tem representação forte/Ativa nos filmes, são totalmente estereotipadas, nunca salvam o mundo apenas auxiliam o herói, o foco é sempre sua vida amorosa, é sempre masculinizada quando faz parte de um grupo somente de homens.
Nos quadrinhos e games o foco nunca é a força feminina mas sim seu corpo repleto de curvas avantajadas.
Parece que não mas isso é grave, pois um filme não é apenas entretenimento é também a representação da cultura de uma geração e causa influência nas futuras....
Ou seja a submissa e dependente de sua paixão Bella do Crepúsculo, é um retrato de como a sociedade enxerga as mulheres jovens.... que vergonha!
o vídeo abaixo é do canal Lully de Verdade, onde Lully explica o Teste de Bechdel e sua devida aplicação:
Pois é mulheres, nos fizeram pensar que nossa luta estava por terminar, mas ainda há muitas batalhas pela frente!
Obrigada,
Paz e Amor!
Fonte:http://yepitsvintage.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário