Henry Darger (12/04/1892 - 13/04/1973) era apenas o zelador de um hospital que não possuía habilidades sociais, um homem recluso não dirigia a palavra a ninguém e não dava importância para o que falavam com ele.
Frequentador assíduo da igreja, vizinhos relatavam que a noite podiam ouvir Henry conversar sozinho com vozes diferentes.
Henry Darger é autor de um manuscrito constituído por mais de 15.000 páginas e cerda de 300 ilustrações aquareladas e colagens intitulado: "A história das meninas Vivian,conhecida como Os Reinos do Irreal sobre a Tempestuosa Guerra Glandeco-Angeliana causada pela Rebelião das Crianças Escravas", composto por mais de 9 milhões de palavras. podendo ser considerado o maior romance do mundo.
A obra foi descoberta após sua morte, no quarto em que o mesmo viveu sozinho por mais de 40 anos, juntamente com alguns diários e uma auto-biografia os vizinhos ficaram espantados com a Bela descoberta, principalmente por ser de total autoria de alguém que consideravam insano.
- O romance conta a história de 02 mundos paralelos sendo um cristão e o outro de "Deus nenhum".
os 2 mundos estão em constantes batalhas para a libertação das crianças do mundo de "Deus Nenhum" que são escravizadas até a morte.
- Um fato curioso das aquarelas dessa obra é Darger retrata as personagens garotas com órgãos genitais masculinos.
- Darger se tornou uma das figuras mais famosas da história da arte marginal, se tornando a partir da década de 90 uma forte influência na cultura pop para diversos artistas visuais, e até mesmo no cenário musical.
A Arte de Darger também tem sido destaque em muitas exposições em museus notáveis.
- Veja o Documentário "Nos Reinos do Irreal: O Mistério de Henry Darger" produzido em 2004, retrata detalhes da vida do autor e de sua principal obra é muito interessante.
*para legendas talvez seja necessário clicar no botão captions.
Obrigada,
Paz e Amor
Nenhum comentário:
Postar um comentário