"O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor"
Poderá ser visto a olho nu dentro de algumas horas (15/04), o primeiro eclipse lunar total de 2014, em que a lua ficará vermelha. O fenômeno é apelidado de Lua de Sangue.
O fenômeno terá início a partir das 01:54 e vai atingir o seu ápice às 04: 46 hrs da madrugada, quando a lua estará completamente coberta atrás da Terra. A última vez que este fenômeno ocorreu foi em dezembro de 2011.
A coloração avermelhada na Lua ocorre porque os raios de Sol que iluminam a mesma nesta ocasião são filtrados pela atmosfera da Terra, e chegam a ela com menos luz azul e mais vermelha.
O evento inaugura uma série de 4 eclipses totais, que se estende até 2015.
Os astrônomos dão ao fenômeno o nome de tétrade. Somente oito tétrades devem ocorrer durante todo o século XXI. A de hoje é a segunda.
Os três outros eclipses lunares que completam a tétrade vão ocorrer em:
- 8 de outubro de 2014;
- 4 de abril de 2015 ;
- 28 de setembro de 2015.
Dentre eles, apenas o último terá uma boa visibilidade no Brasil.
Crenças sobre o fenômeno:
Esse fenômeno esteve ligado a diversos tipos de crenças ao longo da história, e o lançamento do livro Four blood moons: Something Is About to Change (Quatro luas de sangue: algo está prestes a mudar, em tradução livre), no ano passado, aumenta as discussões sobre o assunto.
Escrito pelo pastor americano John C. Hagee, a obra trata especificamente da tétrade que se inicia nesta madrugada e chega ao fim em setembro de 2015. O autor relaciona o evento que se aproxima com um versículo bíblico do Antigo Testamento, que diz: "O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor". A próxima tétrade é considerada especialmente significativa, porque coincide com duas importantes festividades judaicas: a Páscoa ou Pessach, que celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, e a Festa dos Tabernáculos, que remete ao tempo vivido em tendas, durante a peregrinação pelo deserto.
"Se na residência onde moro não existisse tantos sobrados e edifícios ao redor que me impossibilitam de contemplar a lua em noites comuns com certeza eu ficaria acordada até altas horas para conferir o fenômeno...."
Obrigada,
Paz e Amor!
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário